A Animação e o Cinema

Nos últimos tempos muitos se tem falado de uma série, uns porque adoram outros porque odeiam. O mundo está em constante mudança, e os seus paradigmas também.
O cinema já não é o grande meio de entretenimento e as produções para a televisão têm orçamentos tão grandiosos como os grandes Blockbusters, onde são aplicadas as técnicas quer de filmagem quer de efeitos visuais de última geração.
Uma das séries mais pirateadas do mundo é atualmente referência nas técnicas de efeitos visuais (VFX) – a Guerra dos Tronos (GoT) – tem a sua criação na total dependência de técnicas de VFX, onde são aplicadas as melhores técnicas de filmagem e de efeitos, praticadas atualmente.

A série Games of Thrones é um caso paradigmático. A quantidade de VFX usados e as novas técnicas de filmagem tornam a série um expoente máximo de realismo, quando na série 7 os 8 episódios foram cada um deles realizados por realizadores diferentes e cada um deles parecia querer superar o anterior, temos um espetáculo visual fantástico, que atrai milhões de espectadores, alimenta milhares de teorias da conspiração e coloca especialistas em diversas áreas a discutirem sobre o realismo dos efeitos apresentados.
Por exemplo Neil deGrasse Tyson (astrofísico) comentou alguns dos erros na produção de Games of Thrones5, como na cena em que retiravam o dragão do Lago porque as correntes não tinham a tensão devida e elogiando quanto ao tamanho das asas e dos membros posteriores dos dragões, chegando até a comentar a questão do sopro do dragão quando o mesmo é azul, dizendo que o mesmo teria de representar três vezes mais temperatura do que o sopro do dragão normal.
Desta forma alimentam-se todas as teorias em volta da próxima temporada de Games of Thrones, na qual se espera uma utilização massiva de VFX, em que de uma forma perfeita se unem as técnicas tradicionais com as computacionais.

https://storia.me/pt/@giucarpes/series-de-tv-4vgeiu/fogo-ou-gelo-neil-3l0jpz

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Qualquer produção atual é baseada em técnicas avançadas de 3D, quer em Publicidade, cinema, televisão e jogos, com técnicas de motion graphic, VFX ou mesmo o grafismo de um simples cartaz para publicidade é composto com elementos 3D.
Muitos dos Filmes e séries realizados atualmente não seriam possíveis sem a componente criativa e artísticas dos criadores e naturalmente das ferramentas de CG disponíveis. Mas em grandes produções como foi referido anteriormente, em que 80% é gerado pela componente artística, se 5% das receitas desse filme revertem para a empresa geradora dos VFX, eles já ficam satisfeitos, isto quando os atores levam grande fatia dessa receita, existe uma grande discrepância no reconhecimento de cada uma das componentes.

Agora resta-nos esperar para ver a oitava e última temporada de Games of Thrones, onde cada episódio será produzido por um realizador diferente onde cada um tentará bater o impacto visual do episódio anterior, outra coisa não seria de esperar quando a empresa produtora HBO irá gastar cerca de 15 milhões de dólares por cada episódio da oitava temporada, e permitir a todos os que vibram com todos esses efeitos a esperança de se desvendarem todas as teorias desenvolvidas em redor desta grande produção. E os rumores de que o Avatar2 de James Cameron, está em produção e sabendo que por norma os filmes de Cameron, são portadores de inovações tecnológicas a nível dos VFX, o que falta inovar? A criação de um personagem humano virtual com uma atuação 100% realista? Resta-nos esperar para ver o que os próximos anos nos trazem neste aspeto…



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