Duotone

O Duotone é uma reprodução de meios tons de uma imagem usando a sobreposição de uma cor contrastante em relação a uma outra cor. Este processo geralmente implica a utilização de cores PANTONE na impressão em vez do CMYK. Vulgarmente utiliza-se o preto para as sombras e um tom mais claro de outra cor para os tons médios e realces. Aliás, o Duotone no Photoshop é frequentemente usado para criar efeitos Sépia, usando pretos e amarelos. Contudo, isso não invalida que se possam usar outras cores, sendo as mais comuns os azuis, os castanhos ou vermelhos.

Antes de mais, para fazer uma imagem em Duotone é necessário convertê-la a preto e branco (Grayscale), só depois a opção Duotone está disponível. Uma vez que ao definir o modo de cor em Grayscale a imagem perde automaticamente muito detalhe, e não se pode controlar a qualidade da imagem, uma boa dica será converter primeiro a imagem em preto e branco na janela Adjustments>Black & White. Desta forma podemos atribuir mais detalhe à imagem e só depois aplicar o Grayscale.
O modo de cor Duotone no Photoshop suporta entre 1 a 4 cores – permitindo a possibilidade de ter uma imagem em Monotone (1 cor), Duotone (2 cores), Tritone (3 cores) e Quadritone (4 cores). Por defeito, o Photoshop apresenta inicialmente a opção de Monotone com preto.
Selecionando a opção de Duotone a janela permitirá que se altere a cor do segundo quadro. Clicando na caixa da segunda cor acede-se diretamente às bibliotecas de cor onde se poderá escolher a cor pretendida. As bibliotecas de cor são conjuntos de cores associados à impressão, incluem uma larga gama de vários sistemas de correspondência de tinta, tais como a PANTONE®.
Ao lado da caixa de cor pode ainda alterar-se a curvatura de cada uma das cores permitindo destacar uma em detrimento da outra, ou fazendo quaisquer outros ajustes. Regulando a curva pode mudar-se a quantidade da cor que é aplicada: a altura da curva representa a quantidade de tinta e o gradiente na parte inferior mostra a faixa tonal, onde é aplicada a tinta.
Depois de terminado o duotone, deve mudar-se de novo o modo de cor para Multicanal (Multichannel) permite ver a separação das cores nos dois canais e fazer a separação de cor (Split Channels). Quando se converte uma imagem para o modo Multicanal pode ainda manipula-se cada canal de cor individualmente permitindo fazer acertos na quantidades de cada cor.
Para finalizar pode optar-se por gravar no formato PSD ou Photoshop DCS 2.0. Este último é uma variação do EPS que significa Desktop Color Separations e permite criar arquivos individuais a partir dos canais de cor. Se, por outro lado, a finalidade do duotone é a web, aí será necessário converter a imagem em RGB para depois gravar em formato JPG. Independentemente do formato que se pretenda no final, é aconselhável guardar sempre uma versão em PSD uma vez que, caso contrário, não será possível editar o duotone de novo.

Duotone

Duotone from Revistaiedtag on Vimeo.

Tritone

Tritone from Revistaiedtag on Vimeo.

 

Autor: Célia Barreto docente do IPT



Deixe um comentário