Inkey – Pré-Impressão

Visto que são a primeira e única empresa em Portugal a receber a certificação HD Flexo, como a conseguiram e o que a caracteriza?
(O início desta entrevista encontra-se disponível na edição impressa)
O certificado HD Flexo é uma variante tecnológica de gravação e isso não se adapta a todos os impressores, para que isso resulte eles precisam de ter esta tecnologia também. A vantagem é que o resultado final é melhor quanto melhor for o equipamento que ambos tenhamos. O HD Flexo não tem a ver diretamente com pré-impressão sendo que a preparação do ficheiro quase não difere em relação à gravação normal.
Esta tecnologia não se aplica a todos os produtos, mas quando é necessário fazer impressos em alta definição, faz todo o sentido, até porque isso tem resultados interessantes em termos produtivos – gasta-se menos tinta, há uma maior velocidade e temos uma melhor estabilidade de impressão – e isso são ganhos efetivos.
Acham que as empresas de pré-impressão têm espaço no sector gráfico, não estando ligadas diretamente a nenhuma gráfica?
Não. Não, porque economicamente é preciso mostrar ao cliente que aquilo que se faz é viável. Quando se fala “numa casa de pré-impressão apenas” o cliente tem o serviço de qualquer das maneira, pode é ser melhor ou pior concretizado, mesmo que o cliente exija uma coisa muito difícil de realizar, alguém o deve conseguir fazer, a qualidade é que pode ser duvidosa. Portanto o problema é que tecnicamente podia-lhes dar vantagem, mas economicamente tem de fazer sentido para o cliente, ou seja, é o mercado que nos faz a nós, não o contrário.
Quais os erros mais comuns quando recebem o trabalho gráfico?

 
Qual a razão das empresas de pré-impressão estarem a ganhar mais espaço no mercado actual?

Quais os principais aspetos a ter em conta na preparação de documentos para impressão em Flexo, Roto e Offset?
(O início desta entrevista encontra-se disponível na edição impressa)



Deixe um comentário