Revista i.E. – Isto é

O projeto extra curricular revista i.E. surge em 1998 da vontade de alguns alunos do antigo Bacharelato em Tecnologia e Artes Gráficas experimentarem e demostrarem os conhecimentos que lhes eram transmitidos em ambiente académico. Os alunos envolvidos olharam para esta revista como uma plataforma de experimentação e demonstração dos saberes apreendidos.Com o apoio dos docentes do departamento de Artes Gráficas e a disponibilidade de meios cedidos pelo Instituto Politécnico de Tomar, foi possível editar o número zero que, tal como os próprios editores identificaram no editorial, era um “… primeiro número, logicamente ainda incompleto, o primeiro de uma nova experiência”. Após uma agradável reação, os alunos envolvidos sentiram necessidade de voltar a repetir a experiência, desta vez de modo mais aprofundado e com novos e inovadores conteúdos. Foram acrescentados assuntos técnicos, entrevistas a designers e galerias de trabalhos onde eram expostos os melhores trabalhos realizados durante o semestre. Aproveitando a realização do XXIII Simpósio de Design e Artes Gráficas – ARTEC, o ainda pequeno grupo de alunos, apoiados por alguns dos fundadores da revista i.E., revelaram publicamente a intenção de reunir um conjunto mais alargado de colaboradores de forma a tornar viável a edição de um possível próximo número. A ideia recolheu prontamente grande número de simpatizantes, entre alunos de todos os anos do curso. Prontamente se iniciaram uma série de reuniões de modo a perceber que tipo de revista se queria criar. Um dos primeiros desafios foi decidir a continuidade do tipo de conteúdos, formato e logótipo anteriormente utilizados. Depois de ponderados prós e contras, foi unânime optar pela renovação do logótipo e reestruturação dos conteúdos tal como a vontade de fazer desta edição uma publicação multiplataforma, onde fosse possível interagir entre o suporte papel e os conteúdos virtuais.