Quem imprime Diferente tem futuro

A Grafitala é uma pequena empresa gráfica situada na região da grande Lisboa que, perante a forte concorrência existente no sector, decidiu especializar-se na produção de impressão lenticular. Este tipo de serviço, de grande valor acrescentado, especializado e dirigido a um nicho de mercado, permitiu-lhes encarar o atual cenário de crise de outra forma. Fomos visitar as suas instalações e conhecer o que está por trás da produção desta técnica.
César Joana, Sócio gerente da Grafitala
A Grafitala é a única empresa portuguesa a produzir impressos lenticulares. O que vos levou a fazer esta escolha?
A aposta foi desencadeada por um cliente na procura de um produto diferente e na altura não conseguíamos responder, e não a conhecíamos também. Acabámos por nos informar, pesquisar e apostar nela por ser um produto bastante diferente de tudo o que se vê no mercado. É a diferenciação. A grande aposta foi por ser um produto diferente e hoje em dia quem imprime diferente tem futuro.
Quais é que são as principais vantagens que esta técnica pode acrescentar ao produto gráfico?
Eu acho que o lenticular tem uma comunicação activa e dinâmica. Por exemplo, conseguimos muitas vezes com uma imagem flip, que é a mudança de imagens esquerda/direita, ter duas informações: o antes e o depois. E isso é dinâmico, atrai o possível cliente a comunicar em lenticular.
A Grafitala surgiu em 1989 mas foi em 2002 que iniciaram o projecto da impressão lenticular. Que balanço faz desta aposta?
É positivo. Foi uma aposta correcta e que foi bem feita. Permitiu-nos a abertura a outros clientes, não só do lenticular. Muitas vezes os clientes vêm à procura do lenticular e nós temos, além do lenticular, outros substratos que conseguimos imprimir: PVC, o PP, papéis metalizados. Muitas outras gráficas vêm ter connosco para nós imprimirmos os lenticulares que eles não conseguem fazer. Acabam por vir em anexo outros trabalhos. Tem sido uma aposta positiva. Não só na técnica da lenticular como nos outros substratos.

Grafitala – Quem imprime diferente tem futuro from Revistaiedtag on Vimeo.

(A entrevista completa encontra-se disponível na edição impressa da Revista i.E. nº3)



Deixe um comentário